terça-feira, 12 de abril de 2011

Politica e Cidadania

A politica esta presente no nosso sistema desde a surgição da cidade , porque politica vem de polis , que significa cidade estado , mas a politica foi bem desenvolvida primeiro pelos gregos , como platão e aristoteles , que tem ate um livro chamado política . Depois entra em um padrão mas moderno em maquiavel , que relata a política como forma de poder . Isso tudo reflete na vida do cidadão , porque a política distribui recursos para o bem estar coletivo , em forma de orgãos especificos.
 Dentro da política esta todo tipo de poder , o poder do estado , que pode ser em forma de legalidade e legitimidade , o poder da autoridade , a influência , tudo isso reflete no pão que cada cidadão vai comer todo dia .
 A politica é um jogo de ambições , pode levar classes há disputar poder , para se benéficiar , enquanto o coletivo passa nessecidade , pode levar a um poder de tiranos , como aconteceu na grecia ou em algumas nações hoje ainda , esse poder muitas vezes tem a ver com o estado nu , que é constituido quando um estado tradiçional cai , colocando novas ideologias na massa .
  Mas um aspecto interessante dentro da política é o poder , que o estado tem sobre o cidadõo ,o estado pode agir contra o cidadõo em forma de violência , mas o cidadão não pode fazer isso , mas no campo da legalidade as leis são contituidas tanto pra governador quanto pra governados .
  A política interfere diretamente na vida do cidadão , na forma das votações do congresso , de leis que os congressistas criam , isso tudo pode render a miseria do cidadão ou ha gloria , so pra ter uma idéia de tão importançia é a politica na vida do povo .
 Mas o fator que pode atrapalhar a vida do cidadão é a influência exercida por empresas dentro da política , criando monopolios e pouca distribuição de renda , mas algumas estatisticas mentirosas falam que surgiram novas classes no brasil .
  Mas a politica é algo tao interessante , que pode ter um interesse pessoal que pode se tornar coletivo , igual a contrução de uma estrada dentro de uma fazenda , isso levaria estrada pra cidade , mas benificiaria tambem o fazendeiro  .



Nenhum comentário:

Postar um comentário