sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sistemas publicos : a insatisfaçao

 No brasil tem muitos orgãos publicos que foram privatizados , mas os que ficaram estão funcionando no caos total , são sempre filas gigantescas , mal atendimento e aparelhos sucateados .
 a saude , a educação e habitação no brasil todos sabemos , que sempre é colocado em segundo plano pelos nossos governantes , mas porque não muda esse sistema ? " a uma lógica pra isso , ele foi criado para ser assim , para não funcionar , e quando funciona esta em pessimo estado , seja de aparato de pessoal ou maquinario .
 Mas a grande verdade é que grande parte desse dinheiro que vai para esses orgãos é desviado , é so ligar o noticiario e ver que todo dia tem noticia de corrupção . Mas porque a população não reaje , não se revolta com esse sistema , aceita isso com tanto comodismo .Uma das respostas seria na hora do voto , onde a população coloca elementos despreparados no poder , ratos a procura de queijo , uma outra questão é na educaçao , na educação brasileira há pouco investimento , e seus professores não criam no aluno o interesse de pensar ou criar nada novo , so passar um saber ultrapassado e de pouca qualidade , é so pegar os investimentos em ensino fundamental e medio para ver a preocupação do governo nessas áreas . na área de saude ainda é mais grave , falta tudo , desde profissionais especificos até materiais basicos , como: luva , esparadrapo e artigos de higiene .
  Sem contar a dificuldade de conseguir vagas nesses programas . Mas um dos obstaculos maiores do brasil é a habitação , existe no país grande latifundios em mãos de poucos , enquanto a maioria da sociedade não tem se quer uma casa pequena para morar , e quando a projetos de desenvolvimentos de conjutos habitacionais , é para excluir de vês o pobre da cidade e criar periferias distantes e sem nenhuma estrutura , que da possibilidade de lazer e desenvolvimento social .
  Voltando a area da educação , entramos no ensino superior , é so ir nessas faculdades publicas e ver a distorção dos alunos , ha maioria absoluta é de filhos de ricos e de classe media , a minoria de pobres que consegue entrar , esta em cursos de pouca concorrência , nisso vem uma questão fundamental , a classe rica continua crescendo financeiramente com seus filhos estudando , enquanto o filho do pobre sera o futuro empregado do rico .
  Isso tudo porque habitamos numa sociedade que se diz democratica , um governo feito para o povo e do povo , isso tudo na teoria , mas na pratica é so interesses e influências em jogo .
 Ate quando esse sistema vai funcionar  assim é a questao , e quando é que essa sociedade de 190.000.000 milhoes de pessoas vão acordar , eis ai uma questao interessante .


  autor : Andre Luiz


Nenhum comentário:

Postar um comentário